top of page
  • contatoapoioprojet

Alcoa converteu Segurança no Trabalho em lucros


Qual gestor nunca, por um segundo que seja, pensou em segurança no trabalho como uma obrigação ou uma despesa?


Gosto sempre de relembrar a história de Paul O´Neill à frente da Alcoa e de como sua gestão focada em acidente zero transformou a gigante do alumínio e gerou lucros inimagináveis.


A Alcoa havia cometido vários erros consecutivos ao tentar expandir suas linhas de produtos, o que refletiu nas finanças da companhia e, consequentemente, desagradou os acionistas com investimentos milionários.


O´Neill era praticamente um desconhecido em Wall Street quando aceitou o convite para ser o diretor executivo da empresa, a Aluminium Company of America (Alcoa), e assustou os investidores ao escolher a segurança no trabalho como a estratégia para colocar a companhia de volta aos trilhos.


Todos acreditavam que o gestor e sua estratégia eram novos erros da empresa.


Contudo, em uma década, o então diretor executivo transformou uma das mais arcaicas e perigosas indústrias dos EUA em uma das mais seguras e rentáveis do país. O faturamento líquido da Alcoa cresceu 500% e a capitalização de mercado aumentou em 27 bilhões de dólares.


O segredo? O sistema proposto por O´Neill para a redução de acidentes exigia que ele fosse comunicado de cada ocorrência em, no máximo, 24 horas e que o comunicado fosse acompanhado da solução definitiva para a causa do acidente


A exigência do gestor gerou um processo preventivo que "contagiou" não apenas os colaboradores da produção mas também aqueles de outros setores das várias unidades da companhia ao redor do mundo.


O resultado não poderia ser outro. A sinergia nasceu entre os colaboradores e o que parecia ser apenas obrigação se tornou sinônimo de alavanca de lucros.


E você? O que pensa a respeito de Segurança no Trabalho?

Considera obrigação, despesa ou diferencial para a sua empresa?

Ou você tem outra opinião?


Vinícius Silveira

Diretor da Apoio – Projetos, Instalações e Consultoria e

da On Line – Projetos, Desenhos e Plotagens



Imagem de Kepinator por Pixabay.com


346 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page